top of page
Ibitipoca
Ibitipoca

"Ibitipoca" é um termo de origem tupi que significa "montanha estourada", "serra fendida", através da junção de  ("montanha") e  ("estourar"). Esse termo faz alusão aos raios e trovões caídos na serra de Ibitipoca.

Com uma área de 1 488 hectares, está situado a três quilômetros do distrito de Conceição do Ibitipoca. Criado em 4 de julho de 1973, é administrado pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais.

 

O ingresso no parque é pago e está limitado a trezentos visitantes por dia durante a semana e oitocentos visitantes nos finais de semanas e feriados.

O Parque Estadual do Ibitipoca é um parque florestal localizado no município de Lima Duarte, no estado de Minas Gerais, no Brasil.

Trilhas de Ibitipoca

O clima é tropical de altitude, com verões amenos e chuvosos sendo novembro, dezembro e janeiro os mais chuvosos e inverno frio e seco, com os meses de junho, julho e agosto os meses mais secos.

O acesso ao parque é feito por uma estrada com cerca de 27 km a partir da rodovia BR-267 em Lima Duarte até o arraial de Conceição de Ibitipoca. Uma parte do trecho é de estrada de terra, mas seu trecho mais íngreme, entre a Fazenda do Engenho e o arraial, é calçado, assim como outros trechos.

Perfeito pra você, confira:

bottom of page