top of page
Ilha do Mel
Ilha do Mel

Era conhecida como “Ilha da Baleia” no século passado, talvez pelo seu formato.

 

O aparecimento de um mapa que se encontra na mapoteca do Ministério das Relações Exteriores, onde a Ilha já aparece com a denominação de Ilha do Mel, praticamente desvendou o mistério sobre o nome.

 

Outro mapa, de Antônio Vieira dos Santos, publicado em 1850, também já continha a Ilha do Mel com essa denominação.

a Ilha do Mel, por aforamento, foi transferida da União para o Estado do Paraná, Sul.

Praias de Ilha do Mel
Praias de Ilha do Mel

A Ilha do Mel é uma ilha brasileira situada na embocadura da Baia de Paranaguá, no estado do Paraná.

 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população no ano de 2010 era de 1 094 pessoas residentes.

A Ilha do Mel localiza-se no Oceano Atlântico Sul e situa-se a 15 milhas do Porto de Paranaguá, tendo seu ponto mais próximo do continente a 4 km de Pontal do Sul, no município de Pontal do Paraná, litoral do estado do Paraná, Brasil.

 

São 2585 hectares de área composta por sistemas de restinga e Floresta Atlântica protegidas e destinadas exclusivamente à preservação integral da flora e da fauna, de um total de 2762 hectares (35 km de perímetro)

 

Perfeito pra você, confira:

A ilha, que faz parte do município de Paranaguá, é administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Não é permitida a tração animal ou a motor na ilha. Existem muitas áreas onde não é permitida a presença de visitantes. 

 

A ilha do Mel é um ponto turístico de muita importância no estado do Paraná. Muitas pessoas consideram que a ilha tem as melhores praias do estado.

A travessia para a Ilha do Mel é feita por barcos que saem de Pontal do Sul ou de Paranaguá.

 

Existem linhas regulares diariamente entre as 8h00 e 17h00, mas também podem ser fretadas embarcações em outros horários.

 

Durante a temporada, os barcos partem a cada 30 minutos, e fora de temporada a cada hora cheia.

 

Ponto Turístico de Ilha do Mel
Ponto Turístico de Ilha do Mel
bottom of page