top of page
Ilha Grande
Sua história começou a ser contada em 1502 após sua descoberta.
O navegador Gonçalo Coelho descobriu a Ilha Grande, era um dia 06 de Janeiro – Dia de Reis. A princípio eles pensavam que a ilha fosse um continente e ao seu leste, a desembocadura de um grande rio.
O nome surgiu por índios Tamoios que a chamavam de "Ipaum Guaçu", expressão que significa Ilha Grande.
Local preferido pelos navegantes espanhóis, portugueses, ingleses, franceses e holandeses, a Ilha Grande foi palco da história do Brasil desde a época do seu descobrimento.
Em 1559, Don Vicente da Fonseca foi designado pelo Reino de Portugal para tomá-la à posse lusitana e administrá-la.
Praias Ilha Grande
Praias de Ilha Grande
D. Pedro II visitou a Ilha Grande. No século XIX, ficou encantado com a beleza e tranquilidade e resolveu adquirir a Fazenda do Holandês (hoje, Vila do Abraão) e a de Dois Rios.
Foi feito o Lazareto na Fazenda do Holandês , que serviu de centro de triagem e quarentena para os passageiros doentes que chegavam ao Brasil (mais especificamente nos casos de cólera) atendendo muitas embarcações durante seus 28 anos de funcionamento.
A água para abastecer o Lazareto foi desviada do Córrego do Abraão, sendo para tanto construída uma barragem e o Aqueduto, utilizado pelo Imperador para descanso. um dos monumentos de maior importância histórica da Ilha Grande. Existe ainda hoje, perto da barragem, o banco de pedra, denominado "Banco de D. Pedro",
Trilhas Ilha Grande
Perfeito pra você, confira:
Trilhas de Ilha Grande
Cachoeiras da Ilha Grande
O Instituto Penal Cândido Mendes em Dois Rios, com capacidade para mil presos de alta periculosidade, foi construído em 1940.
À convivência dos presos político do regime militar com os presos comuns, dentro dos muros do presídio, é atribuída a origem do chamado "crime organizado", pontuando com acontecimentos marcantes, tais como, fugas de helicóptero e outros, com ampla cobertura da mídia nacional e internacional.
A atividade pesqueira veio substituir a agricultura decadente, no inicio na década de 30 do século XX, com a salga de peixe. Na década de 50, a pesca chega ao auge, quando chega a vinte o número de "fábricas de sardinha" instaladas na Ilha Grande
No ano de 1994, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através do Governador Leonel Brizola, faz a demolição da maior parte das dependências do presídio.
Com a decadência da agricultura, inicia-se a regeneração de capoeiras nas áreas abandonadas e etapas superiores de sucessão vegetal.
Com a desativação do Presídio da Ilha Grande, inicia-se o desenvolvimento do turismo, que permanece até então.
Cachoeiras de Ilha Grande
bottom of page